Informática Educativa II :: Projeto de Aprendizagem
Título:Construindo conhecimento geométrico
Nome do Aluno: Jordelani Machado Barreto
Paulo Cesar Ignacio da Silva Filho
Disciplina e anos envolvidos:
Matemática e Língua Portuguesa/ 9º ano
Tema central :
Construções geométricas.
Temas de apoio:
Propriedades Geométricas.
Justificativa:
A Geometria está presente em nosso meio, por isso a Escola precisa desenvolver trabalhos que viabilizem as construções geométricas.
É necessário que o aluno tenha a oportunidade de desenvolver atividades que o levem a refletir sobre a importância dessa ciência. E a forma como isso deve acontecer é o elemento principal.
No entanto, não basta que o professor leve construções prontas ao aluno e explique suas propriedades. É primordial que ele seja levado a produzir conhecimento e que seja significativo, pois assim a aprendizagem terá razão de acontecer.
Objetivos gerais e específicos:
* Relacionar as propriedades geométricas;
* Construir figuras geométricas;
* Perceber as formas geométricas como elementos presentes ao nosso redor.
Enfoque pedagógico :
* Linha Sócio-interacionista.
Recursos tecnológicos:
Programa de computador: R. e C.
Construção de um blog.
CD (com tutorial do R. e C. e outros programas de geometria dinâmica).
Etapas e suas estratégias de realização:
As etapas de realização desse trabalho se darão da seguinte maneira:
- Na coleta de dados o professor fará um diagnóstico do conhecimento geométrico da turma. E apresentará um cartaz com figuras geométricas.
- Em seguida fará um tutorial (na sala de informática e com os alunos em duplas) de construções básicas utilizando o R. e C. : como construir uma mediatriz, retas paralelas e outras construções básicas.
- Logo depois o professor pedirá que a turma faça a construção de retas paralelas cortadas por uma transversal, com isso os alunos observarão as propriedades do Teorema de Tales para retas paralelas cortadas por uma transversal.
- Depois de feito, os alunos serão levados a construir polígonos regulares, como o pentágono regular. E observar suas propriedades como a soma dos ângulos internos, o valor do ângulo externo que é sempre 360º, verificar que os lados são exatamente iguais, que a partir desse polígono podemos construir um decágono e que para isso basta fazermos as mediatrizes dos lados, entre outras propriedades.
- Sugerir às duplas de alunos que escolham alguma propriedade geométrica que aprenderam para que seja desenvolvida uma construção geométrica seguindo-a.
- Depois de feita a escolha serão feitas as construções em duplas. E o professor orientá-las-á em todo decorrer da atividade.
- Após o término da atividade as duplas deverão anotar o que desenvolveram num blog que deverá ser criado para a turma (pelo professor e depois da atividade no R. e C.). Onde todos poderão acessar, visualizar, comentar.
- Os alunos deverão escrever uma síntese sobre todo o desenvolvimento das atividades e entregá-lo na aula seguinte.
- Em sala será feito um fechamento das atividades. As duplas trarão a síntese (e nessa atividade os alunos terão as devidas orientações do professor de Língua Portuguesa que já estará ciente disso, ele orientará sobre a construção de uma síntese – em sua aula) para ser entregue ao professor(de matemática, que após a correção, entregará ao professor de Língua Portuguesa para que corrija os elementos textuais)e na mesma aula todos sentados em círculo promoverão uma discussão sobre o que foi trabalhado.
- O professor entregará um CD (indicando a forma de instalação do programa) para os alunos utilizarem em casa ou na escola (para aqueles que não tiverem computador), para que possam realizar tarefas sobre as construções trabalhadas por suas duplas e dos colegas.
- Será dado um prazo de quatro aulas para que possam trazer à sala as devidas conclusões, as dúvidas onde o professor, de acordo com elas decidirá em continuar o processo ou retornar.
- Durante esse período de quatro aulas o professor fará sínteses no quadro sobre as propriedades trabalhadas e exercícios no caderno.
Definição de papéis:
O aluno não será um simples agente passivo nesse processo, sua participação e interação serão permanentes durante o decorrer de todas as atividades do mesmo.
Pois o objetivo é o seu desenvolvimento, a construção do conhecimento, para isso é necessário que sempre esteja interagindo com o professor, com os colegas e com os recursos utilizados, propiciando-se assim que ele seja um ser ativo no processo de ensino-aprendizagem.
O professor será o intermediário entre o conteúdo trabalhado, os recursos utilizados e os alunos. Orientando, sugerindo, questionando, isto é, fazendo as devidas intervenções para que o aluno possa construir os conhecimentos objetivados.
Sites e bibliografia de apoio:
Almeida, M.E.B. (1999) Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. PUC:SP.
Costa, R. M. (...) Teorias Pedagógicas-Fundamentos dos processos de ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ.
Motta, C. E. M. (...) Informática no ensino da matemática: repensando práticas. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ.
http:// docs.google.com
Coleta de dados:
Antes das atividades no R. e C. serem iniciadas o professor levará imagens de figuras geométricas (que serão feitas em computador e também em régua e compasso) em cartaz e questionará os alunos sobre o que são, onde encontrar, como construí-las. A partir daí terá um diagnóstico sobre o conhecimento geométrico da turma.
Falará dos recursos que poderão ser usados na construção dos mesmos, analisando as diferenças na utilização desses nas figuras do cartaz. Questioná-los sobre a melhor forma e por que. Fazer comentários sobre os programas de geometria dinâmica.
E falar das atividades previstas, observando suas opiniões.
Seleção do material:
Os materiais selecionados serão programas de geometria dinâmica, mas, por ser de melhor manejo, será sugerido para a turma o programa R. e C., mas se algum aluno souber e quiser fazer uso de outro programa, será aceita a sua sugestão.
Programação visual:
Os modelos visuais que serão adotados são: o programa de computador R. e C., os livros que serão utilizados como fonte de pesquisa, o blog que será construído, o cartaz com figuras geométricas.
Meios para a execução:
A execução desse projeto necessita de uma sala de informática com um computador para cada dois alunos no máximo. O ideal seria um computador por aluno, mas estando eles em duplas poderão trocar ideias sobre as propriedades desenvolvidas em suas construções.
Avaliação:
A avaliação acontecerá no decorrer de todas as etapas das atividades, através das observações feitas pelo professor e no término dessas, quando os alunos vão expor suas conclusões durante uma discussão em sala, através da síntese que será feita por eles e exercícios no caderno.
Para que os alunos possam continuar desenvolvendo as construções (feitas por suas duplas e dos colegas) será disponibilizado um CD com o programa R. e C. e alguns tutoriais encontrados na internet, de fácil entendimento, para que as repitam em casa e para em seguida, desenvolverem atividades na sala de informática, onde o professor poderá avaliar mais uma vez o desempenho dos mesmos.
Se o professor perceber que algo não ficou entendido, deverá retornar às atividades fazendo novas intervenções, novos agrupamentos, para que os alunos possam avançar no processo de ensino-aprendizagem.
Cronograma:
As atividades de coleta de dados até a discussão em círculo deverão ser realizadas em oito aulas (de cinquenta minutos cada).
Receberão um CD que levarão para casa e após quatro aulas o professor voltará ao assunto (para isso serão previstas duas aulas).
No período em que estiverem fazendo análise do CD em casa, o professor fará sínteses sobre os conteúdos estudados para serem anotadas pelos alunos e também exercícios no caderno.
E nas duas aulas seguintes as duplas deverão desenvolver construções geométricas utilizando o R. e C.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Aqui está o link do objeto da aprendizagem sobre o projeto:
ResponderExcluirhttp//www.4shared.com/dir/16710546/84ad9ee7/sharing.html#
O link postado por jo, seria por Jordelani Machado Barreto, do grupo Fênix.
ResponderExcluirMATERIAL CRIADO POR JORDELANI MACHADO BARRETO,PARA SER TRABALHADO SEGUINDO O TEMA DO PROJETO. TRATA-SE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM DIFERENTE SIMPLES QUE NECESSITA DE APRIMORAMENTOS, MAS QUE FOI FEITO COM MUITO CARINHO. IMAGENS RETIRADAS DO LIVRO: MATEMÁTICA -8ªSÉRIE, EDITORA SCIPIONE-1995.
ResponderExcluirhttp://www.4shared.com/file/113253282/8c12108f/Imagem_472.html
http://www.4shared.com/file/113253523/4b5de16/Imagem_464.html
http://www.4shared.com/file/113255049/919a0db9/Imagem_473.html
http://www.4shared.com/file/113255060/da70d79f/Imagem_465.html
http://www.4shared.com/file/113255058/ff860c6e/Imagem_466.html
http://www.4shared.com/file/113255057/6f3911ff/Imagem_467.html
http://www.4shared.com/file/113255053/6854d5e6/Imagem_470.html
http://www.4shared.com/file/113255061/ad77e709/Imagem_471.html
http://www.4shared.com/file/113255066/331372aa/Imagem_468.html
http://www.4shared.com/file/113255063/43798625/Imagem_469.html